Escolha uma Página

O WhatsApp, para professores e pedagogos, pode ser uma ferramenta auxiliar no dia a dia de aulas online. O isolamento social, provocado pela pandemia da COVID-19, intensificou o uso de plataformas virtuais e da internet.

Ou seja, para impedir a transmissão do novo coronavírus e reduzir os prejuízos ao ano letivo, educadores e alunos, quando possível, devem estar conectados via internet.

WhatsApp para professores [Dicas]

1- Envie arquivos para vários alunos de uma vez

No mensageiro é possível criar uma lista de transmissão, para enviar questionários e folhas de exercícios para vários alunos, de uma só vez. Esse recurso otimiza tempo e permite o envio ágil de arquivos para vários destinatários.

É importante ressaltar que apenas contatos que salvaram seu número podem receber suas mensagens, em uma conversa individual, por meio da lista de transmissão.

Lista de transmissão do WhatsApp/Reprodução/Gabrielle Lancellotti

2- Compartilhe áudios de aulas

Alguns alunos adotam, como estratégia de estudo, gravar o áudio da aula para escutar novamente depois, no momento de revisar conteúdos ensinados em sala de aula.

No WhatsApp, professores podem compartilhar, por mensagem de voz, aulas já ministradas para os estudantes. Isso permite que eles relembrem tópicos importantes do assunto ensinado e fixem o conteúdo de forma eficaz.

Para manter a organização, educadores podem criar um grupo para cada turma. Na hora de enviar os arquivos, o nome do grupo pode ser pesquisado na barra de buscas.

Mensagens de voz com aulas gravadas/Reprodução/Gabrielle Lancellotti

3- Tire dúvidas por chamadas de vídeo

As videochamadas, em grupo, do mensageiro permitem até oito participantes. Sendo assim, não é ideal para criar uma sala de aula virtual para muitos alunos. Entretanto, o formato permite criar pequenos grupos de estudantes para tirar dúvidas pontuais.

WhatsApp: chamadas de vídeo em grupo/Reprodução

4- Crie um link universal

Caso ainda não tenha o número de telefone dos estudantes, é possível criar um link universal e compartilhá-lo em perfis profissionais de outras plataformas, como o Facebook. Os alunos podem usar essa opção para iniciar uma conversa com você, no WhatsApp, ao clicar no link.

WhatsApp para professores: link universal/Reprodução/Gabrielle Lancellotti

5- Atualize seu status

status do mensageiro pode ser útil para dar avisos e compartilhar cronogramas e ementas de disciplinas. Dicas de leituras complementares, planos de aula e vídeos educativos também cabem nesse espaço.

WhatsApp para professores: status/Reprodução/Gabrielle Lancellotti

6- Aumente a segurança

Com o fluxo intenso de arquivos importantes no mensageiro, adicionar uma camada extra de segurança é recomendável. O bloqueio por impressão digital, no celular, é uma opção para evitar que terceiros tenham acesso ao app.

Esse recurso ainda permite selecionar um intervalo de tempo para que a autenticação por impressão digital seja solicitada novamente.

Bloqueio WhatsApp Impressao Digital

7- Use a versão do mensageiro para PC

A interface do WhatsApp Web pode ser mais prática para gerenciar um alto volume de mensagens. Sem contar que, caso já esteja trabalhando pelo computador, é mais fácil fazer todas as tarefas em um só lugar.

Vale lembrar que o recurso de chamadas de vídeo ou voz, em grupo, só funciona no aplicativo para dispositivos móveis. Ou seja, para essa função, o uso do celular será indispensável.

WhatsApp Web QR Code/Reprodução/Gabrielle Lancellotti

8- Evite o bloqueio da conta

Quando uma pessoa não tem o seu número registrado na agenda do smartphone, as opções “salvar contato” e “bloquear” são exibidas na conversa privada.

Mensagens com muitas denúncias podem gerar um bloqueio na sua conta. Para evitar isso, indique que os alunos salvem seu número na agenda do celular e evite o envio de mensagens automáticas para grupos.

Fonte: Tenoblog