Trabalhar e estudar no computador podem ser tarefas difíceis diante de tantas opções de distração, como redes sociais, sites e páginas de entretenimento. No entanto, alguns softwares, como o gerenciador de tarefas Trello e a extensão AutoControle, podem ajudar na administração das atividades e na organização do tempo, melhorando a concentração e a produtividade durante a realização de deveres.

Outras opções, como o app de notas Google Keep e a Assistente de Foco do Windows 10, também podem auxiliar o usuário nos trabalhos diários feitos no PC. A lista a seguir reúne cinco ferramentas úteis para deixar os momentos de trabalho e estudo mais eficientes no computador.

Gerenciadores de tarefa como Trello podem melhorar produtividade do usuário — Foto: Divulgação/Trello

1. Faça intervalos

A extensão Break Timer, para Google Chrome, lembra o usuário de fazer intervalos durante a jornada de trabalho, evitando desgaste e fadiga. Os alertas são exibidos em um pop-up no canto da página ou em tela cheia. É possível personalizar a frequência dos intervalos, como a cada meia hora, por exemplo, e também a duração de cada folga. A ferramenta também permite adiar a pausa para que a notificação apareça dentro de alguns minutos.

2. Gerencie seu tempo

A Extensão Time Tracker, também para Chrome, mostra quanto tempo o usuário gastou acessando redes sociais no navegador, em um demonstrativo por dia, semana e mês. Com o recurso, o usuário perceberá se o acesso excessivo a essas páginas está atrapalhando a realização das atividades e, a partir de então, poderá reduzir o tempo que passa no Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo.

Já o plugin AutoControle bloqueia o acesso a páginas e redes sociais após um determinado tempo de acesso, caso o usuário esteja exagerando. O app de gerenciamento de tempo possibilita um maior controle sobre os horários online e evita a perda de produtividade.

3. Adicione lembretes

A extensão do Google Keep para Google Chrome permite salvar anotações, links e imagens encontrados na Web para ler depois. Desta forma, o usuário não precisa parar o que está fazendo para acessar um conteúdo de entretenimento, evitando distrações e perda de concentração e produtividade. Além de salvar os itens no navegador, os lembretes são sincronizados pelo app e poderão ser acessados no celular ou em outro computador posteriormente.

4. Organize suas tarefas

O Trello é um gerenciador de tarefas útil para organizar os itens a fazerem projetos pessoais e profissionais. A ferramenta organiza os trabalhos em quadros separados, e todas as tarefas pendentes podem ser distribuídas em cards, possibilitando a criação de uma linha de produção até a conclusão da atividade. É possível inserir textos com a descrição dos objetivos a serem concluídos, imagens, links, indicadores de prazo, checklists e etiquetas organizadoras. Além da versão Web, o Trello também está disponível para Android e iPhone (iOS).

5. Evite distrações

O Windows 10 ganhou um recurso chamado Assistente de Foco, que pode ser útil para melhorar a concentração e evitar distrações durante a utilização do computador. A função desativa alertas desnecessários na área de trabalho e impede que o usuário seja incomodado nos horários determinados. O recurso pode ser ativado manualmente ou programado para ser executado automaticamente, de acordo com sua localização, atividade ou horário.

Menu